top of page
Buscar
  • Foto do escritorEscola Lua Nova

Roda de Conversa retoma encontros on-line em 2021

Como parte de suas atividades como centro de estudos, a Lua Nova retomou em 2021 a programação do projeto Roda de Conversa. A iniciativa tem o objetivo de envolver pais, mães, educadores e outros interessados para reflexão em torno de questões relacionadas à infância. Em cada evento, a escola atua como mediadora, ao tempo em que se posiciona quanto a forma de compreender a temática abordada a partir da prática educativa.

O primeiro encontro do ano aconteceu no dia no dia 22 de fevereiro, tendo como convidada a reconhecida médica infectologista Jacy Andrade, que abordou a questão dos protocolos sanitários durante a pandemia da Covid 19 como prática que, para funcionar a contento, precisa ser bem acordada coletivamente, com ações que envolvam a escola, seus funcionários e as famílias da comunidade Lua Nova.

Já o segundo encontro, no dia 24 de março, foi coordenado pela psicanalista baiana Marizabel Almeida, tendo como tema: “Pandemia: vamos falar sobre o MEDO?”. O debate foi gratuito e aberto ao público, não restrito à comunidade da escola, com inscrição prévia dos interessados, que foram muitos e com participação efetiva no debate.

A ideia da escola ao abordar a questão do medo na pandemia, ampliando ainda mais o público do Roda de Conversa, como explica a diretora pedagógica Walkyria Rodamilans, foi contribuir com acolhimento e compreensão neste momento difícil que todos estamos atravessando. “Resolvemos falar sobre o medo porque parece ser este um fenômeno cada vez mais presente em nossas vidas, em todas as casas, nas mais variadas situações. Medo de sair, medo de adoecer, medo da morte, medo de algo que nem sabemos direito o que é!”, observa.

O projeto continuou no mês de abril com a live do psicanalista Luiz Mena, que abordou uma questão crucial para muitas famílias nesta pandemia: “O Dilema das Telas”. Saber a medida exata do uso dos eletrônicos pelas crianças e jovens, ter consciência da nossa dependência do celular e outras telas, e despertar para a importância das atividades analógicas e funcionalidades do nosso corpo (desde comer a nos movimentar) integram os maiores desafios da atualidade, na visão do psicanalista. Desafios que, através da Roda de Conversa, Mena transformou em grandes e fundamentais reflexões.

Temáticas à parte, uma constante nas “Rodas” promovidas pela Lua Nova tem sido a participação do público, numeroso e basicamente formado por pais e mães dos alunos, que interage com os profissionais convidados, tira dúvidas e também reflete sobre as questões abordadas.


87 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page